Devocional

Sofisma – Uma mentira com cara de verdade!

Escrito por JulioCozini

“Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo.” (Colossenses 2:8)

Já ouviu falar de sofisma? De acordo com o dicionário Aurélio, o sofisma é um “argumento capcioso com que se pretende enganar“. Popularmente se diz que o sofisma é uma mentira que parece verdade. Busca-se convencer o outro por meio de argumentações ilegítimas.

O diabo tentará usar estas falsas verdades para derrubar pessoas da fé. Não podemos esquecer que ele é o pai da mentira (Jo 8:44). Veja o queas Escrituras afirmam: “Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios”. (1 Tm 4:1)

O próprio Jesus precisou lidar com os sofismas. Foi tentado pelo diabo, que usou a Palavra de Deus de maneira distorcida para levá-lo ao erro. A arma usada pelo Mestre para destruir aqueles sofismas foi a própria Escritura Sagrada (Mt4″1-11). Jesus conhecia a Palavra. Em Oseias 4:6, Deus deixa claro que o povo é destruído porque lhe falta conhecimento.

Talvez o inimigo de nossa alma esteja atacando a sua mente com argumentos falaciosos, mentirosos para minar e destruir a sua fé e comunhão com Deus. Infelizmente muitos se deixam seduzir e apostatam da fé. Será que podemos anular esses sofismas? Sim! E nossa maior arma é o conhecimento da Palavra de Deus. Ela nos ensina: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (Jo 8:32)

Sobre o autor

JulioCozini

Pastor na Comunhão Cristã Verdade e Vida, professor no Centro de Estudos Verdade e Vida. Formado em Teologia e Engenharia de Telecom é casado, pai de dois filhos e apaixonado por Jesus Cristo!

Deixe uma resposta