Devocional

Cuidado com suas filosofias!

Escrito por JulioCozini

“… cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas…” (Colossenses 2:8)

A bíblia é taxativa: a boa árvore produz bons frutos, mas para alcançar esses resultados são necessários alguns cuidados.  O pé de laranja lima, no quintal da casa em que cresci, produzia frutos saborosos.  Entretanto, frequentemente, minha avó cortava os brotos da cepa, que é laranjeira brava, combatia os fungos, cuidava das formigas.

Aprendi que na vida cristã acontece algo semelhante.  Cada cristão tem a sua vida enxertada em Cristo.  Desse modo, cada pessoa vive em duas ‘naturezas” ou realidades: a “velha natureza”, que puxa para o engano e o pecado, e a nova vida em Cristo, que busca a santificação.

A velha natureza tem prazer em deixar-se enganar pelas aparências, pelo esplendor, pelo exterior, pelas vantagens…  e a gente se assusta com que facilidade as pessoas são enganáveis!

Existem algum cuidado para não ser enganado na sua vida espiritual?  Sim! Existe!

Lembro-me da letra de uma canção que diz; “Convém que Jesus cresça mais e mais.  E que diminua eu e que perca satanás e assim teremos paz, mais e mais!”  O cuidado especial é este: que não percamos o alvo.

E qual é o alvo da vida cristã? Que Cristo seja formado em nós.  Ou como diz Paulo: … para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo (Cl 1:28).

Filosofia vã e enganosa é toda ideia – seja ela secular ou religiosa – que nega a nossa dignidade de filhas ou filhos de Deus.  Nós alcançamos essa dignidade pela graça de Cristo.  Tradições, proibições, regras e costumes devem ser analisados a luz do evangelho.

Enfim, toda religião ou fé que ensina que Cristo não é suficiente para dar plena salvação e dignidade é vã e enganosa.  Daí o alerta: cuidado para que ninguém os engane…

Sobre o autor

JulioCozini

Pastor na Comunhão Cristã Verdade e Vida, professor no Centro de Estudos Verdade e Vida. Formado em Teologia e Engenharia de Telecom é casado, pai de dois filhos e apaixonado por Jesus Cristo!

Deixe uma resposta